quarta-feira, 2 de junho de 2010

Sabor e natureza

A gastronomia é a arte de fazer comidas gostosas. E no restaurante Grão da Vida é um ótimo local para degustá-las. Principalmente, quando se tem no comando da cozinha Nairo Regis, chefe novo e com muitas idéias. O restaurante está aberto há pouco mais de um mês e tem atraído clientes que buscam sabores e saúde.

Quando o chefe Alexandre Parreiras soube que a proprietária do Grão da Vida, Valesca Rabelo, procurava alguém para assumir a cozinha do estabelecimento, não hesitou em indicar Nairo para o cargo. Após conversas e alguns testes de degustação o contrato foi assinado. O jovem cozinheiro explica que a proposta do restaurante é fazer comida saudável, tanto para vegetarianos, como para não-vegetarianos, usando produtos orgânicos.

Assista Nairo ensinando, na cozinha do Grão da Vida, a fazer molho bechamel, base para diversos molhos.



Aos sábados e domingos, além dos camarões, peixes, frangos, carnes e saladas, são servidas a feijoada vegetariana e a tradicional. Na vegetariana os ingredientes animais são substituídos pela proteína de glúten, soja e outros vegetais. Segundo Nairo, o restaurante é um ambiente de harmonia entre todos os tipos de público.

O restaurante Grão da Vida localiza-se no bairro Guararapes, próximo à Faculdade Integrada do Ceará (FIC), unidade Via Copvs. Funciona sexta-feira apenas para o jantar, e sábado e domingo o dia todo. Além das refeições, é um ótimo local para conversar e relaxar, devido à mistura de silêncio e arborização.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Veganismo? Que moda é essa?

O veganismo é uma doutrina criada com a intenção de levantar a bandeira do respeito aos animais e prega o cuidado com o solo e o uso correto da terra, com o intuito de que as futuras gerações a encontre ainda fértil e com sais minerais de onde poderiam, cultivando, conseguir uma vida saudável.


Veganismo não é apenas o ato de não comer carne, eles evitam comer tudo que vem dos animais, como o mel proveniente das abelhas, o leite das vacas e os ovos das galinhas. Além disso, a cultura vegana condena o uso de agrotóxicos e adubos químicos.

Há quem confunda a doutrina vegetariana com a vegana, os vegetarianos apenas não comem carne, seja ela bovina galinácea ou pisciana, os veganos são bem mais radicais, não se trata só de comida, eles não vestem roupas ou qualquer utensílio que seja feito de couro, seda, lã ou pele de répteis.

Para não ficar apenas na teoria, vamos praticar:

Receita de espaguete à bolonhesa de soja

Ingredientes (para 4 pessoas):

  • 2 xícaras de chá de soja fina

  • 2 cebolas grandes

  • 4 dentes de alho

  • 2 colheres de sopa de azeite

  • 6 colheres de sopa de molho de soja

  • 2 cenouras

  • 600ml de concentrado de tomate

  • sal

  • noz-moscada

  • 1 ramo de salsa

  • esparguete integral

Preparo:

- Colocar o granulado de soja dentro de água durante cerca de 20 minutos, para que hidrate, inche e aumente de volume.
- Picar a cebola e o alho bem fininhos e deixar alourar ligeiramente no azeite quente. Juntar logo em seguida o concentrado de tomate e um pouco de água para aumentar a quantidade de molho.
- Escorrer a água da soja através de um passador. Regar a soja com o molho de soja, e aguardar de 2 a 3 minutos.
- Colocar a soja no molho de tomate e misturar bem. Juntar a cenoura em cubos pequenos.
- Adicionar o sal e a noz moscada.
- Tapar e deixar cozer em fogo brando durante cerca de 20 minutos.
- Quando estiver pronto adiciona a salsa bem picadinha e tapa novamente.
- Cozinhar o espaguete integral e misturar com o molho.

Bom apetite!