segunda-feira, 31 de maio de 2010

Quem disse que sanduíche não é saudável?

Uma das especialidades do restaurante Grão da Vida são os pães orgânicos. De segunda a segunda, durante o dia, os clientes podem escolher vários tipos: integral, de coco, cenoura ou aveia. Outra oferta são os pães sem glúten, para atender às pessoas celíacas, que não podem ingerir essa substância. Os que têm alergia à lactose ou são vegetarianos estritos (que não comem nada derivado de animal) também encontram opções no espaço, nenhum pão é feito com leite e ovo.

Veja o preparo de pães de cenoura no Grão da Vida.



Além dos pães, são vendidos sanduíches orgânicos, recheados com pastas de verduras, sem maionese, nem conservantes. Os sanduíches são balanceados, possuem fibras e podem substituir uma refeição. Uma ótima dica para quem quer cuidar do corpo sem perder o prazer de comer.

Por uma alimentação mais saudável

Os alimentos orgânicos, vale ressaltar, embora todos o sejam, são assim chamados por obedecerem a certas normas técnicas, ambientais e sociais. No cultivo são proibidos os usos de agrotóxicos, de adubos químicos e de sementes transgênicas (geneticamente modificadas em laboratórios). O conceito de orgânico não se limita a eliminar o uso de venenos e substâncias químicas. O produtor dos alimentos deve se utilizar dos recursos naturais disponíveis sem alterar suas características físicas nem o equilíbrio do ecossistema. É essa a prática mais correta e mais aceita por quem preza por uma alimentação de qualidade.

Uma alimentação sem o uso de agrotóxicos garante a diminuição de doenças e mortes. Carnes, cereais, hortaliças e frutas devem ser consumidas sem qualquer tipo de produto que possa contaminar o nosso corpo. A exposição das pessoas aos agrotóxicos pode causar sérias doenças, desde uma simples irritação de pele até náuseas, vômitos, e em casos extremos, câncer. O importante é priorizar o consumo dos alimentos in natura, bem mais saborosos e mais seguros.

O acesso à alimentação de qualidade é direito de todos. O ideal seria consumir sempre alimentos saudáveis, aqueles que atendam a todas as necessidades nutricionais, garantindo assim uma maior qualidade de vida da população cearense. A proposta da nossa casa é essa: oferecer alimentos sem nenhum resíduo químico, plantados e colhidos fresquinhos, saídos da horta direto para o paladar dos nossos clientes. Para uma alimentação correta, os alimentos devem ser variados, bastante coloridos, que estimulem o prazer ao serem ingeridos e que sejam organicamente seguros.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

É da semente que surge a árvore

Do interesse de propiciar aos clientes alimentos saudáveis e orgânicos, com foco na qualidade e quantidade nutricionais necessárias para uma refeição ideal, surgiu o restaurante Grão da Vida. No começo o local trabalhava apenas com alimentação vegetariana, mas depois foi ampliando o leque de opções para que pessoas de dietas diferentes pudessem usufruir do local.




Há um mês e meio o restaurante foi inaugurado. Além das comidas preparadas, a intenção é fazer uma cozinha gourmet, onde haverá aulas para mostrar aos interessados por gastronomia, alunos da área de nutrição e de engenharia de alimentos como é o dia-a-dia do preparo de alimentos orgânicos. O restaurante também começará a investir em alimentação a vácuo, técnica pouco conhecida em Fortaleza. Essa inovação fará com que os alimentos não sejam mais congelados, apenas refrigerados, preservando o sabor da comida.

Para a proprietária do Grão da Vida, Valesca Rabelo, o mais importante é promover a confraternização de vários públicos em um só lugar. A socialização entre gostos alimentares é uma forma de trabalhar o preconceito tão presente em nossa sociedade. O que interessa, para além de qualquer dieta alimentar, é comer com sabor e com saúde.